Conectando gerações e ensinando uns aos outros

18 janeiro de 2012 por SaferNet

Olá,
Continuamos aqui nos properativos para o Dia Mundial da Internet Segura e o tema de 2012 é:
Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos…com segurança”.

O dia 07 de Fevereiro será o marco das comemorações, mas a mobilização deve seguir por todo o ano com campanhas, palestras, formações e muita movimentação on-line.
O tema deste ano convida para um debate muito interessante: como as gerações se encontram na Internet? Você navega com seus pais?
Tem seu filho como amigo na rede social? Conhece os vídeos on-line preferidos de seus avós?

Sabemos que a Internet já conquistou pessoas de todas as idades com suas incontáveis oportunidades e continuará fazendo parte de nossas vidas cada vez mais. Você já perguntou para seus avós como era uma novela antes da televisão? Como eles falavam com os parentes distantes antes do Skype e do MSN? Sabe como eles faziam as lições de casa da escola sem os buscadores e antes do Ctrl+C?

As tecnologias tem se transformado muito rápido, ao mesmo tempo em que transformam nossas vidas. Se por um lado nossos avós podem estar um pouco desatualizados sobre os “memos” e o que bomba nas redes sociais, certamente eles tem muito o que nos ensinar sobre tecnologias. Não apenas porque já viveram muita coisa diferente, mas também porque sabem o que deve estar por trás de todo e qualquer relacionamento, mediado ou não por tecnologia: respeito e responsabilidade. Todas aqueles conselhos e ajudas que nossos avós e pais nos deram (e ainda nos dão) sobre como ser uma pessoa melhor e enfrentar os desafios da vida também valem para quando estamos on-line. Mesmo quando nossos pais ou avós nem sabem ligar o computador, aqueles alertas como: “cuidado com quem vai encontrar meu filho!”, “seja educado meu filho, comprimente e agradeça as pessoas que te ajudam”  ou simplesmente  “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você” são todos ensinamentos que podemos usar na vida on-line.

Confira mais sobre o Dia da Internet Segura e mobilize sua escola, sua associação, sua família e seus amigos. 

Todos podem fazer atividades (presenciais ou na Internet) e cadastrar no site oficial do evento: www.diadainternetsegura.org.br

As iniciativas entrão em um super mapa com fotos e relatos dos participantes.

Participe também.

Equipe SaferNet

DEIXE SEU COMENTÁRIO